Seminários de doutoramento I e III

sd1111

Sessão I | 8 de Outubro de 2015

sessão_IApresentação dos projectos de investigação/tese dos seguintes alunos do Programa de Doutoramento FCT em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade:

–Marco Pina
– Andrea Mazzola
– Ana Pato

Não há sessão | 15 de Outubro de 2015

Não há sessão de Seminário de Doutoramento neste dia porque decorre a sessão solene da Abertura do Ano Académico 2015-2016 da Universidade de Lisboa.

Sessão II | 22 de Outubro de 2015

sessão_IIApresentação dos projectos de investigação/tese dos seguintes alunos do Programa de Doutoramento FCT em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade:

–Pedro Caldas
– José Marmeleira
–Ana Paula Suarez
–Jane Rodrigues Guimarães

Excepcionalmente, esta sessão decorrerá pela manhã, entre as 10h00 e as 14h00, na sala 3.1.06.

Sessão III | 29 de Outubro de 2015

sessão_IIISessão com a presença do Professor Shahid Rahman (Universidade de Lille), subordinada ao tema: «On the Possible».

Host professor: Olga Pombo

Após a sessão dirigida pelo Professor Shahid Rahman, entre as 15h00 e as 17h00, seguir-se-á a primeira sessão do Curso Livre “Em Busca do Conhecimento. O Salto para o Infinito”, intitulada “A infinitude da queda no Teeteto de Platão“, leccionada pela Professora Olga Pombo, a decorrer entre as 17h30 e as 19h30, no Auditório da Fundação da Faculdade de Ciências.

Sessão IV | 5 de Novembro de 2015

sessão_IVSessão da responsabilidade do Professor Nuno Nabais, subordinada ao tema: «O Possível em Kant».

Após a sessão dirigida pelo Professor Nuno Nabais, entre as 15h00 e as 17h00, seguir-se-á a segunda sessão do Curso Livre “Em Busca do Conhecimento. O Salto para o Infinito”, intitulada “O árduo caminho da unificação ontológica“, acerca de Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos, de Giordano Bruno, e Siderius Nuncius, o Mensageiro das Estrelas, de Galileu Galilei, leccionada pelo Professor Rui Moreira, a decorrer entre as 17h30 e as 19h30, no Auditório  da Fundação da Faculdade de Ciências.

Sessão V | 12 de Novembro de 2015

sessão_VSessão da responsabilidade do Professor José Luís Garcia, subordinada ao tema: «Blumenberg e os Possíveis».

Após a sessão dirigida pelo Professor José Luís Garcia, entre as 15h00 e as 17h00, seguir-se-á a terceira sessão do Curso Livre “Em Busca do Conhecimento. O Salto para o Infinito”, intitulada “Kant e a descoberta da diferença entre o racional e o razoável“, acerca de Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant, leccionada pelo Professor Nuno Nabais, a decorrer entre as 17h30 e as 19h30, no Auditório  da Fundação da Faculdade de Ciências.

Sessão VI | 19 de Novembro de 2015

Sessão sessão_VIda responsabilidade do Professor Nuno Nabais, subordinada ao tema: «O Possível na Fenomenologia».

Sessão VII | 26 de Novembro de 2015

sessão_VII-page-001

Sessão com a presença do Professor Rui Soares Pereira (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), subordinada ao tema: «A Semântica dos Mundos Possíveis em David Lewis: sua relevância para os contrafactuais e a causação».

Host professor: Paulo de Sousa Mendes

Sessão VIII | 3 de Dezembro de 2015

sessão_VIII-page-001 (1)Sessão da responsabilidade do Professor Nuno Nabais, subordinada ao tema: «O Possível e o Virtual em Deleuze».

Sessão IX | 10 de Dezembro de 2015

sessão_IXSessão com a presença do Dr. Ricardo Tavares da Silva, subordinada ao tema «Metafísica da Modalidade na sua Relação com as Lógicas Deônticas».

Host professor: Nuno Nabais

Sessão X| 17 de Dezembro de 2015

Esta sessão de Seminário será constituída pela apresentação do Professor Rae Langton da Faculdade de Filosofia da Universidade de Cambridge, subordinada ao tema «How to Gain (and Lose) Authority with Words». A sessão, que se realiza no âmbito do  Reasoning Seminar, coordenado pelo Professor António Zilhão, terá lugar às 15h00, no Anfiteatro da Fundação, no Edíficio C1, Piso 3, da Faculdade de Ciências.

poster-langton-web