Ano Lectivo 2017-2018

1º SEMESTRE

Sessão I | 19 de Outubro de 2017

  • 15h-17h – comentário aos handouts dos alunos  por parte de um professor designado para cada aluno (duração máxima de 10 minutos para cada aluno).
  • Intervalo –  17h – 17.30h
  • 17.30h-19h – debate

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Sessão II | 26 de Outubro de 2017

15h- 17h – Conferencia pelo Prof. Fernando Ampudia de Haro (CIES) intitulada “Publicação cientifica: Lógica e configuração da subjectividade individual

Intervalo –  17  – 17.30h

17. 30h – 19h – continuação do comentário aos handouts dos alunos  por parte de um professor designado para cada aluno (duração máxima de 10 minutos para cada aluno).

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Sessão III | 2 de Novembro de 2017 

15h- 17h –  Conferencia pelo Dr. António Guerreiro intitulada A Ideia de Revolução.

Intervalo –  17  – 17.30h

17. 30h – 19h – debate sobre os principais pontos de cruzamento e linhas de força que atravessam os projectos de investigação dos alunos.

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Sessão IV | 9 de Novembro de 2017

Constituição de ​ 4 ​sub-​grupos com base nas propostas apresentadas.Cada aluno deve integrar-se num d​os ​sub-​grupos e cada ​sub-grupo deve escolher os textos a serem comentados.

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Sessão V | 16 de Novembro de 2017 

Conferencia revolução, ciência e artes


15h – Kandinsky e a revolução em pintura, Prof. Cristina Tavares (FBAUL)

16h – Kandinsky e a revolução em pintura, Prof. Cristina Tavares (FBAUL)

17. 30h – Bertrand Russell e a revolução, Dr. Fernando Rua

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Sessão VI |  23 de Novembro de 2017

15-17h – Conferência pelo Prof. Mark Coeckelbergh intitulada “Technology and Culture: Using Wittgenstein for a Holistic Approach to the Meaning of Technology

ABSTRACT – What is the relation between technology and culture? In this talk I use Wittgenstein’s concepts ‘language games’ and ‘form of life’ from the Philosophical Investigations to elaborate a framework to understand the relation between technology and culture in a holistic way. In particular, I argue that when we use technology, we play ‘technology games’, which connects technological artefacts to meanings and normativities in our social and cultural environment. The meaning of technologies-in-use, then, is shaped by these games and form of life, although sometimes technology can also be a game changer.

Intervalo –  17  – 17.30h

15h- 17h – Em torno do conceito de problema 1 (dinamizadores: Olga Pombo, Paulo Roberto, Sónia Duarte, Fernando Rua) 

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Sessão VII | 30 de Novembro de 2017

15h​ – 17h – conferencia do Prof. Pedro Lima (IST), Robótica Institucionalista -Coordenar Coletivos de Robôs Usando Instituições

Intervalo –  17  – 17.30h

17-30h – 19h – Em torno do conceito de problema 2 (dinamizadores: ​Olga Pombo, Paulo Roberto, Sónia Duarte, Fernando Rua​, outros alunos que queiram presentar algum texto sobre o conceito de problema) 

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 Sessão VIII | 7 de Dezembro de 2017

15h – 17h – Paulo Sousa Mendes – “Ulrich Beck: Modernidade Reflexiva, Sociedade de Risco, Risco, Incerteza, Precaução, Política Ambiental Europeia e Direito Penal do Risco”.

Intervalo –  17h  – 17.30h

17.30h – 19h – Em torno do par modernidade vs pos-modernidade 1 (dinamizadores: ​José Luis Garcia, Paulo Sousa Mendes, Tiago Carvalho, Diogo Cunha, outros alunos que queiram presentar algum texto sobre modernidade e pós-modernidade)

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Sessão IX | 14 de Dezembro de 2016

15h – 17h – a indicar

Intervalo –  17  – 17.30h

17.30h – 19h – Em torno do par modernidade vs pos-modernidade 2 (dinamizadores: ​José Luis Garcia, Paulo Sousa Mendes, Tiago Carvalho, Diogo Cunha, outros alunos que queiram presentar algum texto sobre modernidade e pós-modernidade)

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2º SEMESTRE

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Sessão X | 22 de Fevereiro de 201

15h​ – 17h – Olga Pombo, O conceito de problema na primeira lição de metafisica de Ortega y Gasset

Intervalo –  17  – 17.30h

17.30 – 19h – Trabalho dos alunos

Sessão XI | 1 de Março de 2018

Trabalho dos alunos

Sessão XII | 8 de Março de 2018

15h​ – 17h –  Jean Yves Mercury – Corps et peinture dans L’oeil et l’esprit de M. Merleau-Ponty

Intervalo –  17  – 17.30h

17.30 – 19h – Trabalho dos alunos

Sessão XIII | 15 de Março de 2018

Trabalho dos alunos

Sessão XIV | 22 de Março de 2018

Balanço do trabalho realizado pelos alunos

Ferias da Pascoa

Sessão XV | 5 de Abril de 2018

Sobre um texto de Aristóteles do De Anima. Apresentações  1º grupo de estudantes: Vinícius Jonas, Ana Paula Siares, Fernando Rua, David dos Santos e Masa Tomsic

Sessão XVI | 12 de Abril de 2018

15h – Combining Analysis and Reference in the Study of Astronomical Systems, Conferencia de Emily Grosholz, Premio Fernando Gil 2018, FCUL, Anfiteatro FCiências.ID Edifício C1 Piso 3

17h – Sobre um texto de Simondon, Du mode d’existence des objects techniques, Apresentações do 2º grupo de estudantes (Tiago Paiva, Hugo Vale, Adalberto Fernandes, João Duarte Cao, Victor Hugo e José Toscano)

Sessão XVII | 19 de Abril de 2018

Sessão XVIII | 26 de Abril de 2018

Sessão XIX | 3 de Maio de 2018

Sessão XX | 10 de Maio de 2018

Sessão XXI | 17 de Maio de 2018

Sessão XXII | 24 de Maio de 2018

Sessão XXIII | 31 de Maio de 2018 – Feriado

Sessão XXIV | 7 de Junho de 2018 – Espaço, performance e percepção por Maria João Brilhante

Sessão XXV | 14 de Junho de 2018

Sessão XXVI | 21 de Junho de 2018

Sessão XXVII | 28 de Junho de 2018