Primeira Directora do Programa

 

Olga Pombofinal

Olga Pombo

“No momento, em que a Professora Doutora Olga Pombo cessa as funções de Coordenadora do Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade , na decorrência da sua aposentação, a Comissão Científica do programa doutoral delibera aprovar um voto de louvor à Professora Doutora Olga Pombo,  a quem se deve a corajosa e brilhante conceção e organização do  programa  bem como todas as tarefas da sua direção que incansável e abnegadamente desempenhou, contando com a continuação do seu indispensável apoio científico no desenvolvimento do Programa”.

Professora Doutora Maria Fernanda Palma
Lisboa, 10 de Março de 2016

Olga Pombo é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1986 concluiu o Mestrado em Filosofia Moderna pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, apresentando uma dissertação intitulada Leibniz e o Problema de uma Língua Universal. Em 1998 doutorou-se em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a apresentação de uma dissertação intitulada Unidade da Ciência e Configuração Disciplinar dos Saberes. Em 2009 fez agregação em História e Filosofia da Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (lição: Tarefas da Epistemologia e da Filosofia da Ciência para o século XXI). Foi professora da Secção Autónoma da História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa até 1 de Janeiro de 2016, tendo sido presidente desde a sua fundação em 2007 até 2012.

É fundadora e coordenadora científica do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) desde a sua origem, em 2003. Foi coordenadora científica dos projectos “Enciclopédia e Hipertexto” (FCT – Sapiens, 1999-2002), “Cultura Científica. Migrações Conceptuais e Contaminações Sociais” (FCT – Sapiens, 2002-2005) e “A Imagem na Ciência e na Arte” (FCT – PTDC, 2006-2011), “Universal Logics and Unity of Science (Acções integradas Luso-Espanholas 2008-2010), Knowledge Dynamics in the Field of Social Sciences: Abduction, Intuition and Invention” (Acções integradas Luso-Espanholas 2011-2012) e co-coordenadora do projecto internacional “Lisbon Applied Evolutionary Epistemology Lab” (John Templeton Foundation). Membro e associated researcher de diversos projectos nacionais e internacionais, é  membro fundador da Société de Philosophie des Sciences e membro do seu Conselho de Administração desde 2012.  Tem colaborado com diversas universidades estrangeiras, em especial no Brasil onde é membro fundador da Cátedra Latino-Americana Leopoldo Zea de Filosofia e Epistemologia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto de Estudos Avançados, desde 2011. Foi recentemente convidada para o Conselho Cientifico  do Reseau National des Maisons des Sciences de l’Homme (Paris).

É autora de uma dezena de livros, editora e co-editora de duas dezenas e autora de numerosos artigos, tanto em Portugal como no estrangeiro. Dirige a colecção “A Imagem na Ciência e na Arte” e a revista Kairos. Os seus interesses dividem-se pela Filosofia Moderna, em especial Leibniz, e pela Filosofia da Ciência (Unidade da Ciência, Interdisciplinaridade, Epistemologia Geral, Filosofia da Imagem, Ciência e Arte). ( Curriculum Vitae)

Página pessoal: http://cfcul.fc.ul.pt/equipa/opombo.php
Contacto: opombo@fc.ul.pt